Saturday, February 8, 2014

TUTORIAL Instalando protetores de parachoque do GTS / GTI

FAÇA VOCÊ MESMO!!!

Este é mais um tutorial de minha autoria, inicialmente publicado no Clube do Gol Quadrado, site que permitiu que expusesse minhas idéias e opiniões.  APROVEITEM.



Olá, abaixo segue um passo a passo de como instalar protetores/batentes de parachoque dianteiros e faróis de milha, aqueles redondinhos que vão por cima do parachoque, os verdadeiros milhas, não neblina. 


Material necessário: 
- Chave L 17mm 
- Chave combinada (estrela/boca) 17mm 
- Chave combinada 13mm 
- Martelo de borracha ou aço. 
- Par de protetores do parachoque 
- 2 parafusos sextavados 5/16" x 3,5" 
- 2 arruelas lisas 5/16" 
- 2 arruelas de pressão 5/16" 
- 1 broca 9,5mm p/ aço 
- furadeira 
- Mini retífica e ferramentas (Dremel e similares) 







Para começar , retire o parachoque dianteiro afroxando os quatro parafusos de fixação com as chaves combinada e L de 17mm. Uma vez retirados é só puxar que ele sai facilmente. 

Olhe por dentro do parachoque, e localize os furos na alma de aço onde serão fixados os protetores. São furos de 10mm na face da alma virada pra frente. Fixe a broca de 9,5mm na furadeira e usando estes furos como guia abra 2 buracos no parachoque. Ao olhar pela frente , verá que os furos estarão +- coincidentes com o lugar do friso. 

Agora é hora de alargar o furo no parachoque onde encaixa o protetor, para isto use a Dremel com um rebolo pequeno (se nao tiver mini retífica, pode tentar fazer isto com a própria furadeira usando a broca, ou então com um canivete ou faca, lembrando que esta é a pior das opções). Alargue o suficiente para o protetor encaixar-se: quanto mais justo for o encaixe do protetor, melhor. 




Teste o alinhamento do batente com o furo da alma de aço e do batente com o parachoque. Se necessário faça ajustes desbastando mais o parachoque , ou o furo na alma de aço. 

O buraco no parachoque deverá ficar + ou - assim: 









Uma vez alinhado e centralizado, passe o parafuso, coloque a arruela lisa, depois a de pressão e então a porca. Aperte o suficiente para amassar a arruela de pressão e sentir que o protetor ficou bem firme. 




Posicione as tampinhas do buraco no buraco do parafuso e dê marteladas com seu martelo de borracha até que elas encaixem e fiquem rente com a superfície da peça. Se não tiver martelo de borracha use o normal mesmo, tomando o cuidado de colocar um pano, estopa, borracha pra não estragar a tampinha. 

Agora é só colocar o parachoque no lugar encaixando a armação de ferro nos buracos da longarina e as pontas do parachoque em suas respectivas guias. Alinhe e aperte bem os 4 parafusos 17mm. 

Aproveite seu novo visual: 










2 comments:

  1. Aonde arrumo uns protetores de parachoque desses ? tenho um gol quadrado cl e queria colocar os farois de milha do GTS, mas nao encontro os protetores para comprar...

    ReplyDelete
  2. Hoje em dia está dificil mesmo de encontrar. Apenas usados, ou no mercadolivre pagando fortuna.

    ReplyDelete