Este documento é uma publicação de GusGol, membro do Fórum do Clube do Gol Quadrado. Todos os créditos reservados.
Senhores,
resolvi postar mais informações de como deixar o pedal da embreagem mais macio.
Já tive esta idéia um tempo atrás, mas realmente quem foi decisivo para que eu implantasse foi o Buzato que participa deste fórum.
É muito simples e eu gastei R$12,00. Acreditem, o valor foi de doze reais.
Há um tempo atrás perdi um tempo pensando em como deixar a embreagem mais macia. Pra quem tem ou já teve a oportunidade de dirigir carros bem mais novos já percebeu como a embreagem do nosso gol quadrado é pesada. Pois bem, analisando todo o funcionamento da embreagem, vi que que a alavanca de marcha (que é presa diretamente no garfo) é pequena. Num conceito bem simplificado, quanto maior a alavanca, menor será o torque aplicado para um mesmo momento. Pensei em como aumentar o comprimento da tal alavanca, chegando a ir em alguns soldadores ou torneiros mecânicos para fazer uma nova peça.
Após troca de mensagens com o Buzato, este me informou que havia comprado a alavanca do G3/santana que é maior, mas ainda não teve tempo de instalar. Realmente ele estava com a razão.
Fui numa auto-peças e pedi para dar uma olhada na alavanca do g3 com motor ap e verifiquei que a bendita peça é maior. Perguntei pelo preço e não tive dúvidas: comprei pelo valor especificado anteriormente.
Seguem os comprimentos das alavancas (aproximadamente, pois foram medidas com a fita métrica de costura da avó...rs):
Antiga: 15cm
Nova (G3): 19,5cm
Igualando-se os momentos, teremos:
M1 = M2 .:. F1*d1 = F2*d2 F1*15=F2*19,5 F2/F1=0,769
F2 < F1 em 23,1%
Ou seja, a nova alavanca deixará a embreagem mais macia em 23%. O custo benefício é muito bom.
Fiz no meu carro e ficou "show de bola". O cabo não precisou ser trocado, coube certinho e o parafuso eu aproveitei da alavanca antiga para prendê-la no garfo.
Não esqueçam de regular o cabo da embreagem após a colocação da alavanca (usa-se uma chave 17mm e vc regula apertando ou afrouxando a porca. conforme posicionamento do pedal)
Segue foto da alavanca antiga:
Imagem da peça em meio ao sistema de acionamento de embreagem:
Espero que tenha ajudado.
pessoal, boa noite, tenho um gol quadrado ano 1990, realmente a embreagem e dura demais, transito pesado chega a doer a perna, lendo os comentários acima, resolvi o problema definitivamente, retirei a alavanca original, soldei uma chapa da mesma espessura da alavanca, aumentanto para 200mm, com uma lixadeira fiz o encaixe do cabo, e montei, problema resolvido, o resultado foi excelente, parece embreagem de carro novo, muito leve. fica a dica.
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