Saturday, February 8, 2014

DICA Pedal de embreagem mais macio no Gol Quadrado

Este documento é uma publicação de GusGol, membro do Fórum do Clube do Gol Quadrado. Todos os créditos reservados.





Senhores, 


resolvi postar mais informações de como deixar o pedal da embreagem mais macio. 


Já tive esta idéia um tempo atrás, mas realmente quem foi decisivo para que eu implantasse foi o Buzato que participa deste fórum. 

É muito simples e eu gastei R$12,00. Acreditem, o valor foi de doze reais. 

Há um tempo atrás perdi um tempo pensando em como deixar a embreagem mais macia. Pra quem tem ou já teve a oportunidade de dirigir carros bem mais novos já percebeu como a embreagem do nosso gol quadrado é pesada. Pois bem, analisando todo o funcionamento da embreagem, vi que que a alavanca de marcha (que é presa diretamente no garfo) é pequena. Num conceito bem simplificado, quanto maior a alavanca, menor será o torque aplicado para um mesmo momento. Pensei em como aumentar o comprimento da tal alavanca, chegando a ir em alguns soldadores ou torneiros mecânicos para fazer uma nova peça. 
Após troca de mensagens com o Buzato, este me informou que havia comprado a alavanca do G3/santana que é maior, mas ainda não teve tempo de instalar. Realmente ele estava com a razão. 
Fui numa auto-peças e pedi para dar uma olhada na alavanca do g3 com motor ap e verifiquei que a bendita peça é maior. Perguntei pelo preço e não tive dúvidas: comprei pelo valor especificado anteriormente. 

Seguem os comprimentos das alavancas (aproximadamente, pois foram medidas com a fita métrica de costura da avó...rs): 
Antiga: 15cm 
Nova (G3): 19,5cm 

Igualando-se os momentos, teremos: 
M1 = M2 .:. F1*d1 = F2*d2 F1*15=F2*19,5 F2/F1=0,769 
F2 < F1 em 23,1% 
Ou seja, a nova alavanca deixará a embreagem mais macia em 23%. O custo benefício é muito bom. 

Fiz no meu carro e ficou "show de bola". O cabo não precisou ser trocado, coube certinho e o parafuso eu aproveitei da alavanca antiga para prendê-la no garfo. :D

Não esqueçam de regular o cabo da embreagem após a colocação da alavanca (usa-se uma chave 17mm e vc regula apertando ou afrouxando a porca. conforme posicionamento do pedal) 

Segue foto da alavanca antiga: 





Imagem da peça em meio ao sistema de acionamento de embreagem:







Espero que tenha ajudado. 

No comments:

Post a Comment